Promoções

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bebês recem nascidos enxergam?


Habilidades Visuais

Ao nascimento, um bebê pode ver luzes e padrões, mas qualquer objeto que esteja além de oito polegadas de distância apresenta-se embaçado. Até mesmo com cinco dias de idade os recém-nascidos preferem olhar para rostos do que para qualquer outra coisa. A visão torna-se gradualmente mais clara e olhos começam a trabalhar em conjunto. A coordenação entre os olhos e as mãos começa a se desenvolver à medida que o recém-nascido começa a seguir com os olhos objetos em movimento e começa a tentar alcançar os objetos, primeiramente por acaso e depois com maior precisão. Por volta das oito semanas de vida, ele começa a focalizar seus olhos nos olhos de seus pais ou de outras pessoas próximas a ele. Diferente de um mundo cinza ao nascimento, o bebê de dois meses de idade pode distinguir algumas tonalidades de vermelho e azul do branco. Aos quatro meses, a visão das cores é semelhante à de um adulto.

Coisas a Fazer

Durante a noite, deixe uma luz acesa no quarto do bebê para que ele ou ela tenham alguma coisa para olhar quando acordarem.
Mude a posição do berço (e a posição do bebê dentro dele) freqüentemente para que a criança possa responder à luz em diferentes direções.
Durante os primeiros dois meses, pendure um móbile claro e colorido fora do berço para variedade e movimento. Quando o bebê completar aproximadamente oito semanas de vida, coloque o mobile sobre o berço.
Mantenha, dentro da área de visão do bebê, objetos que ele possa alcançar e tocar, e que sejam grandes o suficiente para que não possam ser engolidos (aproximadamente oito e doze polegadas).
Enquanto anda pelo quarto, fale para que o bebê possa associar a audição e a visão.
Forneça objetos para o bebê observar, mas não se entusiasme. Folhas impressas em combinação com um grande número de brinquedos pendurados sobre e ao redor do berço podem sobrecarregar um recém-nascido e prejudicar o desenvolvimento visual.
Coloque o bebê de bruços durante cinco a dez minutos de cada vez. Após algumas semanas, aumente a freqüência para que o bebê possa aprender a levantar a cabeça e olhar ao seu redor.
Balance um brinquedo ou chocalho alguns centímetros acima do bebê e lentamente movimente-o para cima e para baixo ou em círculos para encorajar o desenvolvimento das habilidades de rastreamento visual.
Idade: Dos quatro aos seis meses de idade

O controle dos movimentos dos olhos e as habilidades de coordenação olhos-corpo continuam a se desenvolver. O bebê poderá apresentar-se tímido na presença de estranhos, sentir a falta de um dos pais que saiu do quarto ou apresentar-se inquieto em ambientes desconhecidos.

Coisas a Fazer

Pendure um móbile estático, brinquedos ou diversos objetos sobre o berço para o bebê pegar, puxar e chutar.
Permita com que o bebê passe tempo suficiente no chão dos quartos e salas onde os outros membros da família estão presentes. Evite o uso de cercados e berços por horas ininterruptas.
Encoraje o bebê a pegar a mamadeira quando esta estiver chegando perto da boca.
Brinque de bater palmas movimentando as mãos do bebê enquanto canta em voz alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentem a vontade bjs e valeu.