Promoções

sábado, 4 de junho de 2011

BEBÊS COM LÁBIO LEPORINO

Detecção e correção

Atualmente, graças ao aperfeiçoamento do ultrasom o lábio leporino pode ser diagnosticado antes mesmo do parto. Isso permite que, logo após o nascimento, a cirurgia corretiva seja realizada.
A primeira cirurgia de lábio é realizada normalmente aos três meses de idade, quando a criança já deve ter 5kg. Já a cirurgia de palato duro é realizada apenas aos doze meses de idade. Para uma boa alimentação e a criança não refluir alimento pelo nariz até a cirurgia do palato duro, são desenvolvidas técnicas de amamentação sendo a persistência da mãe fator fundamental para seu sucesso. Se mesmo assim a mãe não consegue amamentar, ela é orientada a fazer a ordenha e dar o leite materno na mamadeira, pois a preocupação é que mamando mal o bebê terá pouco ganho de peso. Alguns autores advogam o uso de placas palatinas pré-moldadas, de fácil manejo para ajudar na amamentação.

Amamentação



  • Segurar o bebê em posição vertical, de modo que o nariz e a boca fiquem mais altos que o peito
  • Preencher a abertura do lábio leporino com o seio (pode-se usar a placa dentária especial - obturador - para cobrir a fenda palatal)
  • Estimular e ajudar a mãe, orientando-a que se faz necessário "fechar a fissura" para que o bebê possa mamar bem, e apoiando-a, pois as mamadas costumam ser longas
  • Alguns bebês necessitam ser alimentados por sonda orogástrica, copinho, mamadeira, colherzinha, o que o bebe adaptar melhor

Sequelas

Sem o devido tratamento, as fissuras podem provocar seqüelas graves, como a perda da audição, problemas de fala edefici nutricional, além do sofrimento com o preconceito. É possível a total reabilitação do paciente com fissura labiopalatal. Quanto mais cedo a intervenção, melhor. O tratamento é longo,mas vale a pena, tem início desde o nascimento até a fase adulta, passando por várias cirurgias corretivas e estéticas

3 comentários:

  1. Que dózinha!!!
    Mas o melhor mesmo é descobrir o quanto antes para poder se preparar para receber esse bebezinho especial para dar suporte a ele!!!

    ResponderExcluir
  2. OLá Eliz, vc que gostaria de participar do Mamço?!
    Foi adiado para o Dia 12/06 com a mesma programação, Locale e Horário.
    Seja bem vinda lá
    www.mamacocarioca.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Minha filha está gravida de uma menininha e descobriu que ela nascerá com labios leporinos. Não sabemos ainda como lidar com este problema, mas peço a Deus que nos dê o entendimento para entendermos direito e fazer o que estiver ao nosso alcance para proporcionar a esta criança que já amamos muito o que houver de melhor.
    -1/7/11 Sonia

    ResponderExcluir

comentem a vontade bjs e valeu.